Archive for Setembro 28th, 2010

Andromeda Ascendant

Terça-feira, Setembro 28th, 2010

Tenho mixed feelings por esta série de ficção científica; adoro a ideia, a nave, a história de background (ou não tivesse sido o Gene Roddenberry a imaginá-las), e a primeira season foi boa na globalidade, mas depois os episódios começam a parecer um pouco “forçados”, sem ligação, pouco credíveis e até vazios… principalmente a partir do momento em que o Robert Hewitt Wolfe deixou de os escrever.

Muitas vezes a Andromeda parece a nave mais poderosa do Universo, capaz de quase tudo, mas outras vezes parece muito fraquinha, e aquilo que fez no episódio anterior, incompreensivelmente já não o faz neste.

Com o passar dos episódios, também se nota o budget pequeno; sempre as mesmas (poucas) zonas da nave, o mesmo corredor, até as cenas no espaço são poucas, efémeras e parecem ter sido feitas depressa, com pouca atenção ao detalhe.

É certo que não tenho tido tempo para ver muito e ainda só vou na terceira season, mas mesmo assim… Agora quero ver se ponho as garras em alguns DVDs da Babylon 5. Vi alguns episódios quando era mais moço e pareceu-me mais envolvente, mais credível, e mais espectacular.

Nestes últimos anos tenho descurado a minha dose semanal de ficção científica. Playing catchup! Alguma recomendação a um trekkie?

Muito movimento

Terça-feira, Setembro 28th, 2010

Há pouco tempo comecei a procurar sensores de movimento para o meu projecto ultra-secreto; mas nas lojas aqui da zona (electrónica, electricidade, chinesas…), só encontro sensores com alimentação de 230V, alguns até preparados apenas para ligar uma carga de 230V (o neutro da carga é comum com a alimentação). Ora eu preciso de sensores com alimentação a baixa tensão para não ter problemas de “certificação” (12V era óptimo) e com relés independentes, que não precisam de ser grande espiga em termos de capacidade de carga, porque apenas vão dar sinal a uma entrada digital de um microcontrolador.

Finalmente descobri que aparentemente, todos os sensores de centrais de alarme são assim, ou muito parecidos. Como não conseguia encontrar nada cá, encontrei uma loja na Internet que me parecia boa e encomendei alguns sensores: uns caros e uns mais baratinhos para experimentar. Duas semanas depois chegou a embalagem com os 5 sensores. Estou a pô-los à prova enquanto defino a estrutura do quadro eléctrico, e depois dou novidades!

Depois vou ver se encontro uma loja aqui neste jardim à beira-mar plantado que me venda este equipamento…