Archive for Agosto, 2008

Breefly Uninterrupting the Power Supply

Quarta-feira, Agosto 27th, 2008

Comprei aqui há um par de anos uma UPS fanhosa da Mustek (Office 650VA) para proteger o meu PowerMac G4 MDD Dual 867Mhz. Custou 55€ e até parecia “bon marché”. Hoje, não aguenta o meu novo MacPro Quad Xeon 2GHz. Mal falha a alimentação, ela arreia e entra em erro. Supostamente devia aguentar facilmente o MacPro, pelo menos por 3-5 minutos, mas nem 5 segundos trabalha.

O barato sai mesmo caro… um amigo meu (olá Marco!) viu a fonte de alimentação do seu PowerMac G5 e do seu Apple Cinema Display 20” irem com os pitos atrás de uma UPS Mustek. De quoi changer la miene!

Como o meu servidor ainda usava uma APC 400VA velhinha (15 anos), comprei-lhe uma nova UPS: uma MGE NOVA AVR 1100VA. Como o meu fornecedor não me conseguia arranjar uma versão com ligação USB, tive de me contentar com uma versão com porta série RS-232 (que liguei ao Mac com um adaptador USB-série, chipset Prolific PL2303, e as Network UPS Tools que compilei em Tiger).

Primeira constatação: a UPS faz muito barulho! Tem uma ventoínha pequena mas barulhenta, que está sempre ligada. No entanto a UPS é potente, tem AVR (booster+fader, ou seja, compensa a tensão de saída se a de entrada oscilar um pouquinho), e cold-start (arranca mesmo independente, sem alimentação). Testei-a no meu MacPro e lo and behold, reporta 16% de carga (o MacPro puxa cerca de 120Watt) e aguenta a besta a trabalhar durante mais de 10 minutos (idle). Not bad at all.

Mas era impossível de aguentar o barulho da ventoínha, principalmente perto do MacPro que é virtualmente silencioso (tanto que às vezes até assusta). Assim, resolvi fazer um mod à UPS. Objectivo: silenciar o bicho! Método: trocar a ventoínha original (uma Sunon 50mm 12V) por uma maior, com regulação de RPM (uma 80mm CoolerMaster). O fluxo de ar é pensado para arrefecer o transformador que faz boost/fade, e os transístores de potência da board, mas não me parece ter grande trabalho mesmo sobre carga durante 10 minutos. Por isso não tive medo de fazer a modificação.

Resultou muito bem, depois do meu sogro me ajudar a fazer o novo buraco para a nova ventoínha, e depois de ter de mudar o local dos furos por causa da posição de um relé que não antecipei. A UPS agora quase não faz barulho, mas se precisar dela sobre carga durante muito tempo é só aumentar o RPM da ventoínha!

Estou curioso de ver a carga que ela reporta com o iMac G4…

Expansão à la Apple

Sexta-feira, Agosto 22nd, 2008

É impressionante como os novos MacPro são simples de fazer upgrades. Adicionei um disco novo ao meu (um Western Digital de 640GB - WD6400AAKS - mas já lá vamos) e foi uma questão de 1 minuto. Menos, até. O raio do Mac tem os discos em pequenos berços, que encaixam directamente na caixa e na board. Nada de cabos. Nada de apertar parafusos em ângulos manhosos, ou puxar fichas presas, perigosamente perto de cantos afiados, debruçado sobre a caixa do computador. Eu sei, porque recuperei recentemente alguns PCs meus (e de familiares), e sei bem a trabalheira que dá. Aqui é: slide out, screw in (os parafusos já estão no sítio), slide in. Tão simples que até me esqueci de desligar o MacPro (estava a dormir… o MacPro, não eu!).

Já no meu PowerMac G4 Dual Processor era fácil (os “berços” dos pares de discos saíam da caixa para se montar o disco, e os cabos eram ligados depois de encaixar o berço), mas isto é ridiculamente simples, fácil e rápido. Doesn’t get any better than this!

Vamos a ver se a memória também é assim, uma vez que vejo ali duas daughterboards enormes e um esquema desenhado na tampa lateral do MacPro…

Parabéns à Apple!

Em relação ao Western Digital, fiquei mesmo espantado. O disco que o MacPro trazia era também um WD, mas uma versão mais “corriqueira” de 250GB. Eu achei-o suficientemente rápido e silencioso, mas depois de ouvir os dois a trabalhar no MacPro, o novo 640GB é mesmo fabuloso! É muito rápido, mas principalmente não se ouve (e lembrem-se que o MacPro practicamente não tem isolamento acústico, uma vez que as partes frontal e traseira da máquina são totalmente “abertas” em grelha)!

95€. Recomendado!

Complaisant Spark 2.0

Quinta-feira, Agosto 21st, 2008

O Complaisant Spark voltou!

Não é fácil ter tempo para blogar quando se tem dois trabalhos, se está casado e se tem uma filha de 1.5 anos… e ainda se quer tirar partido de um hobby ou dois. Ainda bem que há um terceiro que é muito compatível com a vida familiar!

Perdoem-me a instabilidade visual do blog nos próximos dias enquanto eu afino o design!